
mUNDO eSPIRITUAL

HINO DA UMBANDA
Refletiu a luz divina
Com todo seu esplendor
é do reino de Oxalá
Onde há paz e amor.
Luz que refletiu na terra
Luz que refletiu no mar
Luz que veio, de Aruanda
Para todos iluminar.
A Umbanda é paz e amor
É um mundo cheio de luz
É a força que nos dá vida
e a grandeza nos conduz.
Avante filhos de fé,
Como a nossa lei não há,
Levando ao mundo inteiro
A Bandeira de Oxalá !
Fundamentos
A UMBANDA prega a existência pacífica e o respeito ao ser humano, a natureza e a Deus. Respeitando todas as manifestações de fé, independentes da religião , se fundamenta nos seguintes conceitos: UM DEUS ÚNICO E SUPERIRO: Zâmbi, Olorum ou simplesmente Deus.
Em sua benevolência e em sua força emanada através dos Orixás e dos Guias, auxiliando os homens em sua caminhada para a elevação espiritual e social.
As pessoas que recebem, incorporam entidades dentro dos terreiros, são ditos médiuns ou cavalos. São pessoas que no mundo astral escolheu resgatar as suas dividas trabalhando como mediun e receberam o dom da incorporação.
Os Orixás são seres do Astral superior que representam a natureza e como esta atua e interage com os seres humanos. São eles: Oxalá, Omulu/Abaluaye, Xango, Ogum, Oxosse, Nanã, Yemanjá, Iansã, Oxum.
Os Guias são espíritos de Luz e plenitude que vêm à Terra para ensinar e ajudar todas as pessoas, encarnadas e desencarnadas, são seres desencarnados que atuam de várias maneiras no mundo em que vivemos:
Maneiras positivas (são os Guias da Umbanda; os espíritos de Luz do Espiritismo - Kardecismo).
Maneira negativa: espíritos maléficos ou perdidos (os Kiumbas - nome dado na Umbanda); obsessores ou espíritos sem Luz (nome dado no Espiritismo).
Guias:
1º Linha: Pretos-Velhos, Crianças, Caboclos
Linha Intermediárias: Boiadeiros, Baianos, Marinheiros, Ciganos
2º Linha: Exus e Pomba-giras.
"Dê de graça, o que de graça recebestes: com amor, humildade, caridade e fé"
As Horas abertas são consideradas positivas para a feitura de qualquer trabalho:
Mentalização, Videncia, Irradiação, Jogo de Buzios, Agrados, Amalás, Amacis.
Nenhum ato ritualistico deve ser efetuados, é a hora destinada a entrega de ebós e emprego de forças negativas), deve-se manter calmo e pensamentos puros voltados a Deus, neutralizando qualquer força negativa ao redor, nas horas neutras ( 3hs 6 hs 15hs 18hs) e fechadas (11:45 as 12:15 e 23:45 as 00:15.







