
mUNDO eSPIRITUAL

SONHOS
Todos nós passamos 1/3 da vida diária dormindo. Essa atividade pode ser muito enriquecedora para nós quando aprendemos a usar esse tempo para o nosso desenvolvimento pessoal, espiritual e crescimento psicológico que refletem em mudanças positivas na vida real e harmonia interior.
É no momento do sono que nosso espírito se desprende do corpo físico, permanecendo ligado por um cordão fluídico, e assume suas capacidades espirituais.
Como está descrito no Evangelho Segundo o Espiritismo, "o sono foi dado ao homem para a reposição das forças orgânicas e morais. Enquanto o corpo recupera as energias que perdeu pela atividade no dia anterior, o espírito vai se fortalecer entre outros espíritos".
Por isso a importância de termos uma conduta moral aplicada, com boas companhias, leituras e músicas. Nossas companhias do dia serão as da noite, ou seja, o nosso pensamento vai atrair espíritos encarnados ou desencarnados que tenham a mesma sintonia que a nossa.
Manter a lucidez nos sonhos faz com que o sonhador compreenda que está sonhando e tenha discernimento para agir e refletir até mesmo durante o sonho, como por exemplo, não terá um medo descomunal de algo, quando tem consciência de que é apenas um sonho. Não ficará mais perturbado com sonhos irreais, pesadelos.
Quem não tem sonhos lúcidos tem uma forma de amnésia porque tem dificuldade de se lembrar dos sonhos. Ao termos a lucidez e a consciência de que estamos dormindo e que todos os fatos fazem parte do nosso universo onírico, desenvolvemos a capacidade de pensar com clareza, pois, estaremos de posse das próprias faculdades mentais. A lucidez também estabelece uma ponte entre os dois mundos onírico e o estado de vigília e uma relação direta entre a mente e o corpo, o consciente e o inconsciente.
É através dos sonhos que temos contato com amigos, parentes, instrutores e desafetos. Dessa forma, precisamos aproveitar o máximo para podermos ser esclarecidos sobre as dificuldades que estamos passando. É através dessa conversa que teremos com esses espíritos afins que poderemos, no dia seguinte, estarmos aptos a tomar decisões mais precisas. Mesmo não lembrando do sonho na maioria das vezes, através de uma visão, uma frase ou uma conversa, podemos lembrar de algo que nos foi elucidado durante o sonho e, assim, podermos tomar a decisão correta.
Nosso cérebro tem registro objetivo apenas para experiência que passam pelos cinco sentidos – tato, paladar, olfato, visão e audição. Essa é uma das razões pelas quais não lembramos das existências anteriores. Ao reencarnar, ficamos na dependência de cérebro “zero-quilômetro, sem registros do pretérito. Algo semelhante ao que ocorre em relação às nossas atividades no plano espiritual, durante o sono.
Há exceções, envolvendo pessoas dotadas de uma mediunidade especial, chamada onirofania, que permite o registro objetivo das experiências vividas no mundo espiritual durante as horas de sono. Exemplos típicos são os sonhos de José, pai de Jesus, que, em inúmeras oportunidades, foi orientado durante o sono por Gabriel, mentor espiritual de elevada hierarquia que o acompanhava.
Pode não se cumprir um sonho profético?
Sim, mesmo porque, não raro, sonhos premonitórios apenas exprimem uma fantasia relacionada com nossas preocupações. Um familiar viaja. Apreensivos, sonhamos com um acidente. A premonição pode apenas exprimir um aviso da Espiritualidade para que sejamos cuidadosos. É como se nossos mentores avisassem: “Há problemas na estrada. Seja prudente! Vá com cuidado.”
Há premonições que não são meros avisos, mas a antecipação de algo que fatalmente ocorrerá?
Sim, envolvendo situações difíceis, doenças, peoblemas e até a morte. Ex.: O presidente Lincoln sonhou que acordava em plena noite e, dirigindo-se ao salão principal da Casa Branca, notou que havia um velório. Perguntou a um soldado, que lhe respondeu que era do presidente, que fora assassinado. Comparecendo a um teatro, naquele mesmo dia, Lincoln foi morto num atentado.
Há diversos estudos sobre os sonhos na parapsicologia, tentando desvendar esse enigma que nos afeta sempre que acordamos na intenção de decifrarmos algo que às vezes é um sinal, outras não passa de meras imagens sem significado. Antigamente, os sonhos eram considerados visões proféticas e reveladoras do futuro, onde homens entravam em contato com deuses e demônios. Muitas vezes, suas interpretações ligavam-se a superstições, numerologia, crendices, astrologia, entre outros.
Ainda hoje, pessoas aproveitam da ignorância dos homens sobre o assunto e ganham dinheiro fácil na interpretação dos sonhos de quem as procura com o intuito de decifrá-los. Assim, tornam-se vulneráveis nas mãos de gente insensata ou espíritos zombeteiros, levianos e obsessores. Portanto, NÓS ESPÍRITAS NÃO INTERPRETAMOS OU BUSCAMOS A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS. Mas, respeitamos aqueles que buscam e acreditam.
Durante o mês de fevereiro de 2008 foi realizada enquete no site do OSGEFIC (Fraternidade irmã Celina) questionando aos internautas sua opinião sobre os sonhos. Houve grande equilíbrio entre as três alternativas disponíveis. A primeira delas considerava os sonhos como as recordações de nossas atividades reais e afetivas, realizadas durante o desprendimento do Espírito pelo sono, e recebeu 36,2% dos votos. Para 31,9%, os sonhos são impressões e imagens arquivadas no subconsciente, inclusive de outras encarnações. Outros 31,9% dos participantes acreditam que os sonhos são o resultado da atividade cerebral, constituindo-se de imagens e pensamentos do mundo interior e exterior do indivíduo. Até certo ponto, todos estão corretos.
Martins Peralva, em seu livro 'Estudando a Mediunidade', no capítulo XVII descreve três tipos de sonhos: comuns, reflexivos e espíritas.
Sonhos comuns são aqueles que refletem nossas vivências do dia a dia, sendo repercussão de nossas disposições físicas e psicológicas e preocupações morais. É também o reflexo de impressões e imagens arquivadas no cérebro durante a vigília. O espírito flutua na atmosfera sem se afastar muito do corpo; mergulha, por assim dizer, no oceano de pensamentos e imagens que povoam a sua memória, trazendo impressões confusas, tem estranhas visões e inexplicáveis sonhos. É como se o sonhador estivesse preso ao corpo pelas preocupações de trabalho, casa, carreira e idéias fixas do cotidiano. O professor sonha que está na sala de aula, a dona de casa fica ligada aos afazeres domésticos, o internauta no computador. São sonhos sem colorido como um filme em preto e branco. Neste caso, os sonhos seriam a resultante das atividades cerebrais do indivíduo.
Sonhos reflexivos, Sonhos que trazem mensagens literal ou simbólica para nossa mente, para nossa personalidade, são os sonhos reflexivos. Um sonho psicológico é muito útil no sentido de trazer à superfície o que é preciso. Eles refletem problemas pessoais internos, como pensamentos íntimos, sentimentos, esperanças, fracassos, medos, amores todos os outros segredos do coração. O símbolo mais freqüente nos sonhos é a nossa própria imagem nos sonhos, o que chamamos de ego onírico. Seguir o ego onírico nos sonhos é observar atentamente o que a nossa própria imagem está ou não fazendo, refletir sobre nossas ações e reações emocionais no sonho. Para isso, temos que entrar em contato com a nossa sombra, tudo aquilo que reprimimos em nós mesmos, sejam experiências traumáticas ou aspectos que negligenciamos, sem temer expor ao julgamento de terceiros. Podem refletir as fortes impressões por nós vividas tanto nesta vida ou em encarnações pretéritas que chegam a superfície do conhecimento. Impressões que nos marcaram profundamente ou se repetiram muitas vezes passam a se expressar como um eco forte. Os sonhos reflexivos podem ser ou não coloridos. As reflexões sobre o sonho pode mudar a vida da pessoa para melhor, pois, são muito significativos para o nosso auto-conhecimento.Quando temos um sonho ruim, ou um pesadelo em que somos perseguidos por um monstro por exemplo e ficamos estáticos e com muito medo, esse sonho é um indicativo para nos conhecer melhor, enfrentar e vencer os nossos medos nos perguntando quem ou o quê em nosso momento atual da vida, ou de nossa história passada nos atemoriza a ponto de deixar-nos paralisados.
Sonhos espíritas, Os sonhos espirituais são mais nítidos, com uma riqueza de detalhes e geralmente são coloridos. Refletem de nossa realidade interior, o que somos e o que pensamos. Nos sonhos espirituais há o contato do espírito desdobrado do corpo físico com outros espíritos encarnados ou desencarnados. As pessoas relatam conversas com parentes ou amigos desencarnados, recados ou pedidos, de espíritos que já partiram para a dimensão espiritual.
Esta classificação está de acordo com as respostas dadas pelos Espíritos Benfeitores à Allan Kardec em 'O Livro dos Espíritos', além das próprias ponderações do Codificador. Logo na questão 401, a Espiritualidade informa que durante o sono, o Espírito "percorre o espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos", dando-nos conta da possibilidade dos sonhos espíritas. Esta possibilidade é ampliada na pergunta 402, quando afirmam ter o Espírito a capacidade de "lembrança do passado e às vezes a previsão do futuro". E Kardec completa: "os sonhos são o produto da emancipação da alma (...). Daí também a lembrança que retraça na memória os acontecimentos verificados na existência presente ou nas existências anteriores" (comentários de Allan Kardec à questão 402).
Kardec trata também dos sonhos denominados "comuns", destacando que nem sempre lembramos daquilo que vimos durante o sono, apontando como causa deste esquecimento o pouco desenvolvimento de nossa alma. Em decorrência disso, com maior freqüência temos sonhos desta natureza, resultado principalmente da "perturbação que acompanha a vossa partida e a vossa volta, a que se junta à lembrança do que fizestes ou do que vos preocupa no estado de vigília" (comentário de Kardec à questão 402).
Lembramos que esta classificação não é definitiva e apenas nos possibilita, didaticamente, compreender melhor este fenômeno tão importante. Cumpre ressaltar ainda que as lembranças que temos dos sonhos geralmente são fragmentárias, agregadas por cenas e situações vivenciadas durante a vigília. Mesmo os sonhos espíritas, resultado de nossa vivência no Mundo Espiritual, não são lembranças fiéis, uma vez que, mesmo dormindo, não nos desprendemos completamente de nossas idéias e preocupações.
Ao anotar os sonhos, vemos o quanto eles refletem o momento psicológico atual que estamos passando, principalmente quando o símbolo se repete. As anotações ajudam, porque podemos ver nos sonhos de um ano ou vários anos atrás, o mesmo símbolo num contexto diferente. Um detalhe que não pode passar despercebido é anotar também a emoção que sentiu, se foi medo, contentamento, dor, sofrimento, angústia, porque os sentimentos de quem sonha pode mudar todo o contexto do símbolo. Com a prática percebemos que a própria pessoa faz a ponte entre o consciente e o inconsciente, a dar explicações, entender o que os motivou, fazer associações. Os sonhos sempre nos mostram algo que muitas vezes não compreendemos, por este motivo não percebemos as coisas ocorrendo nas nossas vidas e o inconsciente manda uma mensagem através de símbolos que tem significado para nós.
Algumas pessoas tem constantemente por alguns períodos um sonho que se repete. Esses sonhos repetitivos normalmente têm mensagens importantes que precisam ser codificadas, pois denotam a existência de uma realidade que precisa urgentemente fazer parte de nossa vida consciente. Demonstra a existência de um conflito enraizado, o qual poderá dar outro aspecto inteiramente diferente à personalidade. Geralmente envolvem uma experiência marcante, em passado próximo, na vida atual, ou remoto, em vidas anteriores.
Às vezes um determinado acontecimento na vida faz eclodir esse ponto de tensão na psique que está enraizada no inconsciente e aflora dando origem ao sonho. Ele contém mensagens, avisos, alertas e/ou informações especiais, às vezes até das nossas vidas passadas. Ao acordarmos lembramos desses sonhos de maneira muito nítida, como se o sonho tivesse sido real.
O sonho recorrente ou repetitivo só acontece porque não conseguimos entender ou colocar em prática a mensagem do inconsciente. Pessoas que são muito resistentes a mudanças, que tem um superego muito rígido são as que mais têm este tipo de experiência. Um sonho repetitivo com certeza tem um significado muito especial para a pessoa, por isto é necessário uma reflexão maior do seu conteúdo.
Diferença entre Projeção e Sonho
Muitas pessoas confundem projeção com sonho. Outras confundem sonho com projeção. Essa confusão é proveniente da falta de conhecimento sobre o assunto. As diferenças entre sonho e projeção são bem óbvias:
Sonho:
- No sonho, a consciência não tem domínio sobre aquilo que está vivenciando. É totalmente dominada pelo onirismo.
- No sonho, não há coerência.
- No sonho, predomina a ilógica.
- No sonho, a capacidade mental é reduzida
.
Projeção:
- Na projeção, a consciência tem pleno domínio sobre si mesma.
- Na projeção, a consciência mantém seu padrão normal de coerência, ou até mais ampliado.
- Na projeção, a consciência mantém seu padrão normal de lógica ou até mais ampliado.
- Na projeção, a capacidade mental é ampliada.
Benefícios da Projeção
A projeção é uma experiência impressionante e seus benefícios para o projetor são muitos:
- O projetor, fora do corpo, observa eventos físicos e extrafísicos, independentemente do concurso de seus sentidos físicos.
- Nas horas em que seu corpo físico está adormecido, o projetor observa, trabalha, participa e aprende fora do corpo.
- O projetor constata, através da experiência pessoal, a realidade do mundo espiritual.
- Pode encontrar-se com espíritos desencarnados, comprovando assim, para si mesmo, “in loco”, a sobrevivência da consciência além da morte.
- Pode substituir a crença pelo conhecimento direto, através da experiência pessoal.
- Pode ter a retrocognição extrafísica, lembrando assim, de suas vidas anteriores e comprovando, realmente, por si mesmo, a existência da reencarnação.
- Pode prestar assistência extrafísica, através da exteriorização de energias fora do corpo, para doentes encarnados e desencarnados.
- Pode fazer desobsessão extrafísica (trabalho de desativação da obsessão espiritual).
- Pode encontrar pessoas amadas fora do corpo.
Alguns Significados
Vale enfatizar que apesar dos sonhos terem uma linguagem simbólica que faz parte do inconsciente coletivo na humanidade, cada ser humano, ao longo de suas reencarnações foi construindo os seus próprios significados que só o autoconhecimento pode levar a uma interpretação pessoal do significado do sonho. E ainda tem aqueles que construímos nessa vida atual, que fazem parte do nosso inconsciente pessoal.
>Água: A água representa o estado da alma da pessoa. Água em seu sonhos simboliza seus inconsciente ou seus estado emocional. Água é a essência viva de sua psique e o fluxo de energia da vida. É também simbólico para a espiritualidade, conhecimento, cura e frescor. Sonhar com água fervente sugere que você está passando por algum reboliço emocional. Também significa que os sentimentos de seu inconsciente estão vindo à tona e prontos para se tornarem conscientes.
Águas calmas significam que vêm bons tempos e que está em paz com sua espiritualidade. Indica serenidade, espírito jovem e aceitação de um mesmo. Se estão limpas e puras esperamos conseguir o sucesso e a aceitação de nossos semelhantes. Se a água está revolta ou suja, aconselha-se cautela. Deveria reconsiderar suas decisões e não se ficar atrapalhando em suas emoções negativas. É possível que deveria encontrar tempo para clarificar sua mente e encontrar a paz interna. Se em seu sonho se encontra imerso em água turva, quer dizer que está extravasado por uma situação ou por suas emoções. Se sonha que há uma inundação, quer dizer que se enfrentará lutas e emoções difíceis. Se você se encontra imerso em águas barrentas indica que você está atolado até a cabeça em uma situação e oprimido por suas emoções. Escutar água corrente no sonho, denota meditação, reflexão, e ponderação de seus pensamentos e emoções.
>Avião: Sonhos de aviões em choque costumam referir-se à operação alquímica da coagulatio*. A imagem de pára-quedistas ou super-homens que descem do avião parecem mostrar que algo até então inconsciente, está descendo do infinito e vai saltar no âmbito da compreensão humana e são representações antecipadas de uma nova percepção do SELF. A sobrecarga do avião pode estar indicando valores do ego vígil que devem ser abandonados assim com os sonhos em que o avião está em queda simbolizam um contato brutal com a realidade concreta. O avião pode aparecer nos sonhos como veículo de pensamentos e idéias mais avançadas ou referir-se em geral a um impulso para a liberdade.
Sonhos que envolvem pássaros que voam, ou a própria pessoa voando, discos voadores, aviões, foguetes e outras imagens aladas, sobretudo se estão “decolando”, estão relacionados com o processo alquímico sublimatio*. É importante observar que todos estes processos ocorrem naturalmente, e não dependem de nosso desejo particular. Na sublimatio temos a imagem da ave que alça vôo, representando o espaço que temos para respirar, de tal modo que os sentimentos não são reprimidos, mas também não são consumados. Tal processo, entretanto, sempre vem após uma nigredo, após um sentimento de perda ou de morte.
*Coagulatio: representa um estágio do processo terapêutico que tanto o paciente como o terapeuta esperam. É o momento chave em que o paciente que estava lidando com um problema a tanto tempo resolve fazer algo a respeito, ou seja, põe seu discernimento em ação. É o momento em que se assume responsabilidade por si mesmo e tomam-se decisões.
*Sublimatio pode ser definido como a função da imaginação, que permite o fim de nossa dependência de referências externas (felicidade derivada do parceiro, derivada do trabalho, derivada do dinheiro, etc. e a formação de um sentido de individualidade, o ouro filosofal.
>Carro: Os meios de transporte são imagens que parecem indicar a estrutura do ego ou o modo como o ego se movimenta através das várias atividades da vida. Representa um sentido de liberdade de estar no controle ou ainda uma forma de escapar, fugir. Todo veículo, é parte da sua viagem pela vida quando o sonho se repete sempre, seu inconsciente quer falar-lhe de temas importantes como autocontrole e sensibilidade.
É um símbolo de seu grau de independência e controle que exerce sobre sua própria vida. É interessante comprovar quem conduz o carro em seu sonho – se conduz você, indica que tem um papel ativo em sua vida real. Se outro conduz e você vai no assento atrás, indica que você está se menosprezando e permitindo que os outros assumam o controle e por isso permite que outros tomem decisões que afetam a sua vida. De qualquer maneia, este tipo de sonho indica o seu grau de dependência e controle que você tem em sua vida.
>Casa: É um símbolo da personalidade, da mente psicológica. A maneira como a casa está mostra como está nossa mente. Um sonho em que aparece uma casa dever ser interpretado de acordo com seus detalhes e cores. É preciso considerar em como a casa é mantida e suas condições de uso. Os cômodos na casa estão relacionados com facetas de sua personalidade. Por exemplo, nos sonhos, a cobertura representa sua capacidade intelectual, o porão seu inconsciente, o quarto como funcionam os nossos assuntos de casal, o banheiro a limpeza de nossos sentimentos e emoções, as janelas nossas influências exteriores, tudo tem uma correlação no plano físico. Às vezes, sonhar com casas onde moramos quando crianças indica uma tentativa de regresso aos momentos felizes que vivemos, ou se for desagradável representa traumas de nossa infância, a criança que foi ferida necessita se auto-curar.
Os sonhos com casas são muitos significativos. Correspondem às tendências tanto positivas quanto negativas que formam nossa personalidade. O estado da casa reflete como está nossa personalidade, nossa estrutura interior. Quando a casa está em reforma ou inacabada revela nosso desenvolvimento e as mudanças necessárias para o nosso crescimento. A casa inundada é um alerta para ficarmos atentos para com nossas emoções. Se está limpando sua casa representa seu desejo na vida real de mudar. Todas as suas experiências, estágios de desenvolvimento, partes do seu consciente e inconsciente estão representados na casa do seu sonho. Nela também estão as preocupações sobre um determinado dilema da sua vida. Preste atenção aos detalhes e aprenda sobre você mesmo.
Uma casa costuma ser interpretada como um espelho da pessoa que sonha. Naturalmente nenhum outro sonho é mais significativo que este para determinar, sem sofismas ou enganos a realidade durante a vigília… Se no sonho a casa é bem arrumada, bonita, pintada, bem decorada e com móveis limpos, então prenúncios são de boas notícias, progresso, felicidade, riqueza e bem estar. Se grande e confortável, quer dizer grandeza de espírito, magnanimidade, generosidade. Se sonha com sua própria casa, goza de uma base espiritual sólida. Se sonha que se encontra numa nova e estranha, representa seu futuro, o que deve fazer.
Demolir uma casa mostra que você é capaz de superar uma perda recente, tanto no plano material como afetivo. Porta fechada significa parada brusca de atividade importante. Entrar em sonho numa casa e dela sair livremente indica para o preso, a liberdade; para o enfermo, a cura; para o pobre, a fortuna que se aproxima; para o ansioso, a satisfação dos anseios.
>Comida: Felicidade, alegria, bem-estar. Felicidade, alegria, bem-estar. Comer carne: energia, pão: vida longa. Pratos finos: riqueza. Não comer: saúde merece atenção redobrada. Se os alimentos não apresentarem bom aspecto, é sinal de problemas. Sonhar com banquetes, festas de aniversário, muita comida significa abundância. Fazer no transcurso do sonho a própria comida é melhoria no cargo; comer com sábio é sinal de sabedoria ou que vai passar nos exames. Sentar à mesa com autoridades ou gente importante é sucesso na vida social ou profissional.
>Frutas: Frutas em abundância são um símbolo arquetípico de fertilidade. Também podem significar realização pessoal, desejo de enriquecer ou, no caso das mulheres o anseio pela gravidez.
>Malas e bagagens: O simbolismo de malas e bagagem representa o desejo de mudança e transformar sua vida. Representa também os desejos, as necessidades e as preocupações que sente e que lhe pesam na vida real. Deve tentar reduzir seu excesso de problemas e desejos e relaxar um pouco mais.
>Mar: Para Jung o mar representa o inconsciente coletivo pelas suas profundezas insondáveis e por imediatamente ser associado à água mas pode ainda estar representando, quando essa imagem aparece em sonhos, eminência do ego vígil vir a vivenciar um período de transformação caracterizado por experiências ligadas à operação alquímica da Solutio (transformação).
>Marido/namorado: Sonhar com seu marido representa sua relação com ele e a opinião que seu subconsciente tem dele. É importante analisar que papel tem seu marido no sonho, e daí sentimentos ele provoca em você para analisar o significado do sonho. Sonhar que tem marido, quando em sua vida real não o tem, simboliza uma relação ou compromisso. Também pode representar qualidades de seu pai que manifesta na imagem de um marido em seus sonhos e que fazem parte do lado masculino de sua personalidade.
>Muro, muralha, parede: São inúmeros os significados de muro ou muralha. Depende da solidez do muro a interpretação do sonho. Um muro alto, forte, de pedra, bem construído, indica segurança e proteção, lucros e ganhos, fortuna e prosperidade, mas também pode nos aprisionar em nossos medos. Talvez as paredes que nos mantêm longe de forças de mudança proporcionem um breve conforto, mas um dia teremos de sair e encarar a realidade.Um muro destruído é ruína, aflições ou sofrimentos, perdas em geral. Cair do muro indica perda de autoridade.
>Peixes: Sonhos com peixes, são todos muito favoráveis, salvo raras exceções. Para Jung, peixe pode remeter ao feto, “pois a criança antes do nascimento vive na água como um peixe”. Assim, esse símbolo pode incorporar a força vital com a qual o sonhador tenta estabelecer contato. Pescar sugere uma investigação pelo mar do inconsciente, sem tirar os pés do chão da consciência. Pescar peixes de água doce significa que se realizará um desejo acalentado no coração.
>Viagem: Para Jung, viajar transmite a idéia de evolução na busca de um objetivo profissional ou espiritual. Também podemos ver nesse tipo de sonho o desejo de mudar para melhor algum aspecto da própria vida, ou seja, de renovar-se, novas experiências, conhecimento. Se sonha com viagem é porque precisa de uma mudança radical em sua vida, precisa começar a pensar um pouquinho mais em si mesmo.
>Voz (ouvir uma): Quando ouvimos vozes sem estar relacionadas a uma determinada pessoa específica, podem significar o eu interior tentando ser ouvido quando estamos envolvidos demais com outras preocupações.
O fenômeno da “VOZ” nítida e que dá conselhos ou direção definidas em sonhos é, geralmente, um símbolo do SELF, o âmago da personalidade.
Sonhar que ouvia uma voz ” que parecia ter eco”, ” que não entendia bem o que queria dizer”, ” que não era forte mas profunda”, e não saber do que se trata deve ser interpretado como sua voz interna que tenta lhe comunicar algo de estrema importância, de relevância transcendental.
O importante não são as palavras e sim a mensagem que tenta ter expressão na consciência. Pode tratar de um caminho que você deve seguir e do qual não tem consciência, ou de algo que não funciona como deveria ou ainda algo que provavelmente deve mudar. A dificuldade para entender é porque nada ou ninguém poderá lhe indicar o caminho, mas você deverá analisar os pormenores de sua vida e tirar uma conclusão oportuna. Tudo que você precisa saber se encontra em seu interior e está lutando para sair.




